Introdução


Este trabalho foi realizado pelos alunos da turma H do 12º ano da Escola Secundária Alves Martins de Viseu, no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas.


Modelo RGB - Caracterização - Aplicações

  • Caracterização RGB

    RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.


  • FuncionamentoO modelo de cores RGB é um modelo aditivo no qual o vermelho, o verde e o azul (usados em modelos aditivos de luzes) são combinados de várias maneiras para reproduzir outras cores. O nome do modelo e a abreviação RGB vêm das três cores primárias: vermelho, verde e azul (Red, Green e Blue, em inglês).
    Estas três cores não devem ser confundidas com os pigmentos primários Ciano, Magenta e Amarelo, conhecidos no mundo das artes como “cores primárias”, já que se combinam baseadas na reflexão e absorção de fotões visto que o RGB depende da emissão de fotões de um componente excitado a um estado de energia mais elevado (fonte emissora, por exemplo, o tubo de raios catódicos).
    O modelo de cores RGB, por si só, não define o que significa “vermelho”, “verde” ou “azul” (espectroscopicamente), e então os resultados de misturá-los não são tão exactos (e sim relativos, na média da percepção do olho humano).
    O termo RGBA é também usado, significando Red, Green, Blue e Alfa. Este não é um modelo de cores diferente, e sim uma representação – uma vez que o Alpha é usado exemplo, o Alpha pode representar o efeito de turbidez ocasionado pela atmosfera - deixando as cores com padrões mais opacos do que seria a realidade.
  • O sistema RGB e os ecrãs/as telas do computadorUma aplicação comum do modelo de cores RGB é o ecrã/tela do computador ou display a cores em um tubo de raios catódicos, de cristal líquido ou de plasma, como televisões ou monitores de computador. Cada pixel na tela pode ser representado no computador ou na interface do hardware (por exemplo, uma “placa de gráficos”) como valores para vermelho, verde e azul. Esses valores são convertidos em intensidades ou voltagens via correcção-gama, para que as intensidades procuradas sejam reproduzidas nos displays com fidelidade.
    Por usar uma combinação apropriada para as intensidades de vermelho, verde e azul, muitas outras cores podem ser representadas. Um adaptador de display típico do ano de 2007 utiliza até 24 bits de informação para cada pixel. Geralmente, a partição é de 8 bits para cada uma das cores (vermelho, verde e azul), dando um alcance de 256 possíveis valores, ou intensidades, para cada tom. Com este sistema, mais de 16 milhões (16.777.216 ou 256³) diferentes combinações de tons, saturação e brilho podem ser especificados, mesmo que não sejam facilmente distinguidos.
  • Representação Numérica

    Uma cor no modelo de cores RGB pode ser descrita pela indicação da quantidade de vermelho, verde e azul que contém. Cada uma pode variar entre o mínimo (completamente escuro) e máximo (completamente intenso). Quando todas as cores estão no mínimo, o resultado é preto. Se todas estão no máximo, o resultado é branco.
    Uma das representações mais usuais para as cores é a utilização da escala de 0 à 255, bastante encontrada na computação pela conveniência de se guardar cada valor de cor em 1 byte (8 bits). Assim, o vermelho completamente intenso é representado por (255, 0, 0).

    • Branco - RGB(255,255,255)
    • Azul - RGB(0,0,255)
    • Vermelho - RGB(255,0,0)
    • Verde - RGB(0,255,0)
    • Amarelo - RGB(255,255,0)
    • Magenta - RGB(255,0,255)
    • Ciano - RGB(0,255,255)
    • Preto - RGB(0,0,0)

    Outro sistema adaptado é o tipo numérico real. Valores decimais para definir tons da cor. São eles utilizados da seguinte forma RGB (0.554,1,0.200) o que gera a cor verde-limão.

Webgrafia:http://en.wikipedia.org/wiki/RGB_color_model
http://pt.wikipedia.org/wiki/RGB

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